Inscrições até 31/07/2020
Por meio do Programa Helmut Schmidt, o DAAD concede bolsas para oito cursos de Master na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha. Em 2020, as inscrições estarão abertas de 01/06 a 31/07 para jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Nesse contexto, buscam-se jovens com forte engajamento social e político.
A chamada deste ano traz três novos cursos: Analysis and Design of Social Protection Systems; Peace and Conflict Studies; e Development Studies. Verifique quais são as respectivas universidades na lista completa abaixo.
Veja aqui o novo edital do Programa Helmut Schmidt (em inglês).
As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em setembro/outubro de 2021. Os candidatos podem escolher entre cursos em inglês ou alemão oferecidos por oito instituições alemãs:
- Hochschule Bonn-Rhein-Sieg | Analysis and Design of Social Protection Systems (curso em inglês, quatro semestres) – Novo
- Universität Magdeburg | Peace and Conflict Studies (curso em inglês, quatro semestres) – Novo
- Universität Passau | Development Studies (curso em inglês, quatro semestres) – Novo
- Universität Duisburg-Essen | Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
- Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt | Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
- Hochschule Osnabrück | Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)
- Universität Passau | Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
- Universität Potsdam | Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)
Além da graduação completa até o momento da candidatura, é necessário ter rendimento acadêmico excelente e bons conhecimentos de alemão ou inglês. Os selecionados ganham uma bolsa mensal no valor de 850 euros, auxílio para passagem aérea de 1.575 euros, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha.
Informação importante: as inscrições devem ser enviadas para a(s) universidade(s) escolhida(s) e não para o DAAD. É possível se candidatar a até dois cursos. Os contatos das universidades e informações específicas sobre cada curso podem ser encontrados no edital do programa (em inglês). Os detalhes sobre benefícios, requisitos e documentação para inscrição também estão resumidos neste documento em português.
Deve-se, ainda, consultar as informações listadas no site do DAAD, que possuem um efeito vinculante. Outra fonte útil é esta publicação sobre o Programa Helmut Schmidt. Por fim, como fonte de inspiração, conheça a história da brasileira Zena Mouawad, ex-bolsista do programa.
Se tiver dúvidas sobre o programa após a leitura desses documentos, consulte o FAQ do site do DAAD. Caso a questão não seja esclarecida, mande um e-mail para o endereço: aufbau@daad.org.br.
Programa EPOS concede bolsas na área de desenvolvimento sustentável
2. Programa EPOS concede bolsas na área de desenvolvimento sustentável
Inscrições variam entre 31/08/2020 e 31/03/2020
© DAAD/Michael Jordan
Está disponível a nova chamada do programa EPOS, que oferece bolsas de estudos do DAAD para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O programa tem como público-alvo jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, que podem escolher entre 40 cursos de Master ou doutorado, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:
• Ciências Econômicas e Política Econômica
• Cooperação para o Desenvolvimento
• Engenharia e disciplinas afins
• Matemática
• Planejamento Urbano e Regional
• Agronomia e Silvicultura
• Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
• Medicina e Saúde Pública
• Ciências Sociais, Educação e Direito
• Estudos de Mídia
Confira aqui o novo livreto com os detalhes sobre cursos para o período 2021/2022 (informações em inglês e alemão).
Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato.
A duração dos estudos varia entre um e três anos, dependendo do curso. Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.
Veja quando se candidatar
A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de
inscrição podem ser consultados nesta tabela. Cada universidade tem um prazo de inscrição
próprio. As datas limite para envio
de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam
entre 31/08/2020
e 31/03/2021.
Aviso importante: a inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD.
Os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. É preciso, ainda, comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.
Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7.000 estudantes. Pesquisas do DAAD mostram que, atualmente, cerca de metade dos bolsistas do EPOS são mulheres. Aproximadamente 90% do total de bolsistas concluem o curso com êxito e cerca de 70% deles retornam aos seus países de origem após a pós-graduação.
Links importantes
1. Livreto sobre os cursos EPOS
2021/2022 – Development-Related Postgraduate Courses / Entwicklungsbezogene
Postgraduiertenstudiengänge
2. Tabela com lista de cursos e
respectivos prazos de inscrição
3. Página do Programa EPOS
© Norbert Huettermann/DAAD
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música. Podem se candidatar à bolsa estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado.
O objetivo é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Os selecionados receberão bolsa mensal de 850 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde.
Os(as) interessados(as) devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2020/21. Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Os prazos de inscrição à bolsa em cada área são os seguintes:
- Arquitetura | Prazo: 30 de setembro
- Música | Prazo: 15 de outubro
- Artes Cênicas/Dança | Prazo: 31 de outubro
- Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema | Prazo: 30 de novembro
Os benefícios, requisitos e detalhes sobre inscrição podem ser verificados neste documento em português. Os candidatos devem acessar também as orientações completas do edital de cada área nos links acima (em inglês).
Os novos editais têm duas mudanças em relação à última seleção. Apenas
os candidatos das áreas de Arquitetura ou Artes Cênicas/Dança precisam
apresentar uma carta de recomendação. A outra novidade é a possibilidade de
estudantes que já estejam matriculados no primeiro ano de um curso de mestrado
na Alemanha se candidatarem à bolsa para o segundo ano do curso. Caso
contemplados, no entanto, não será permitido
solicitar uma prorrogação da bolsa.
O nível de conhecimento de alemão ou inglês exigido dos candidatos é definido pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por normas da universidade. O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.
4. Programa do DAAD oferece bolsa para MBA na Alemanha
Inscrições ate 01/10/2020
Procurando uma bolsa para MBA na Alemanha? O Small Enterprise Promotion and Training (SEPT) é um mestrado oferecido pela Universidade de Leipzig. O curso é contemplado pelo programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que oferece bolsas para estudantes estrangeiros.
A maioria dos programas universitários e dos MBA são focados predominantemente nas grandes corporações e suas questões. No entanto, há previsões que afirmam que o futuro da economia depende das pequenas e médias empresas. Por isso, esse curso foi criado com objetivo de transmitir conhecimentos teóricos e descobertas orientadas à experiência prática em gestão, promoção e desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
O MBA tem duração de dois anos e se propõe a ser um curso de caráter internacional. A maioria dos estudantes (mais de 90%) são estrangeiros. A língua oficial do mestrado é o inglês.
>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha
Como é a bolsa para MBA na Alemanha
O custo do mestrado é de 6 mil euros. No entanto, o SEPT é contemplado pelo programa EPOS do DAAD. Ele oferece ajuda financeira para os melhores candidatos provenientes de alguns países.
Os candidatos à bolsa para MBA na Alemanha que forem selecionados pelo DAAD terão isenção das taxas universitárias. Os benefícios do EPOS incluem também um subsídio mensal de 850 euros, além de seguro-saúde e despesas de viagem.
> Confira oportunidades para fazer MBA com bolsa no exterior
Requisitos para o MBA na Alemanha
O candidato ideal para o MBA deve ser bem qualificado academicamente e possuir alguma experiência de negócios. Os requisitos necessários para se inscrever no curso são:
- Ter diploma de graduação;
- Saber inglês (TOEFL ibt: mínimo 79; IELTS academic: mínimo 6.0);
- Possuir no mínimo dois anos de experiência profissional relevante depois de formado;
- Ter excelente conhecimento de informática (uso de software de textos, planilha e programas de análise estatística);
- Conhecimento básico de economia e/ou questões econômicas.
O candidato só será dispensado de apresentar o certificado de inglês caso possua uma carta de proficiência de uma instituição de ensino superior onde cursou um programa em inglês.
>>> Tudo sobre estudar na Alemanha
Como se candidatar para a bolsa
O prazo de inscrição para quem deseja concorrer à bolsa para MBA na Alemanha vai até o dia 1º de outubro. As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição. Além disso, é preciso enviá-lo por correio para o SEPT antes do encerramento do prazo junto com:
- Carta de motivação;
- CV;
- Cópia apostilada do diploma do ensino médio;
- Cópia autenticada do diploma universitário;
- Histórico acadêmico;
- Certificado de inglês;
- Carta que comprove experiência profissional;
- Duas cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional);
- Formulário do DAAD de candidatura da bolsa.
Todos os documentos que não estiverem originalmente em inglês ou alemão devem ser traduzidos por tradutor juramentado.
>> Motivos para aprender alemão
O endereço para envio da documentação é:
University of Leipzig
International SEPT Program
PF 100920
04009 Leipzig
Germany
Quem for selecionado irá começar o curso em outubro de 2021.
5. Bolsa para mestrado em medicina e saúde internacional na Alemanha
Inscrições até 15/10/2020
O mestrado em medicina e saúde internacional da Universidade Heidelberg é mais um dos cursos contemplados pelas bolsas EPOS do DAAD. As inscrições para esse programa vão até 15 de outubro.
O Master of Science in International Health (MScIH) é focado em problemas de saúde relacionados à pobreza em países de baixa e média renda. A formação tem o objetivo de proporcionar uma base sólida de conhecimento sobre os princípios de saúde pública.
O mestrado em medicina e saúde internacional prepara para profissionais para atuar no planejamento e gestão de programas sustentáveis de controle de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de serviços de saúde em uma ampla gama de países. O curso é em inglês e tem duração de um ano.
6. DAAD oferece bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha
Inscrições até 31/08/2020
É possível se inscrever até 31 de agosto para concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha. Este é mais um dos cursos do programa EPOS de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) voltado para mestrados focados em Desenvolvimento Sustentável. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.
7. Bolsa para residência em pesquisa no Deutsches Museum na Alemanha
Bolsa para residência em pesquisa no Deutsches Museum na Alemanha
Inscrições até 16/10/2020
O Deutsches Museum está oferecendo várias bolsas de estudos para interessados em fazer residência em pesquisa na Alemanha por seis ou 12 meses no local. Os candidatos devem ter projetos que, de alguma forma, envolvam as coleções do museu, que fica localizado em Munique.
O museu fundado em 1903 é dedicado às ciências e possui um acervo amplo e heterogêneo. Ele é composto por cerca de 100 mil objetos, um arquivo com 4.500 itens (incluindo coleção de fotografias científicas, ilustrações técnicas), literatura e documentos privados. Além disso, há ainda uma biblioteca de pesquisa especializada com 875 mil volumes, 5 mil revistas e livros raros sobre ciência e tecnologia.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Como funciona a residência em pesquisa no Museu
A estrutura única do acervo permite que os estudiosos desenvolvam métodos interdisciplinares inovadores de investigação. Durante a pesquisa na Alemanha, os bolsistas se envolvem na exploração histórica e arqueológica da ciência e da tecnologia.
Além disso, os acadêmicos terão contato diário com os curadores, arquivistas e bibliotecários do Museu. Também irão conviver com membros do Centro de História da Ciência e Tecnologia de Munique.
Os bolsistas terão seu próprio local de trabalho e a oportunidade de residir temporariamente em apartamentos subsidiados do complexo do museu (conforme disponibilidade).
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Saiba mais sobre o programa do Deutsches Museum
O programa acolhe estudantes de todo o mundo e de diferentes áreas de estudo. Há oportunidades no Deutsches Museum para pesquisas sobre processos científicos e culturas mutantes da tecnologia. Os candidatos são convidados a apresentar projetos baseados nas coleções do Deutsches Museum.
Investigadores de qualquer nível podem se candidatar, desde que tenham mestrado ou doutorado. A capacidade de leitura do alemão é um pré-requisito.
>>> Cursos de alemão online gratuitos
Sobre a bolsa e a candidatura para pesquisa na Alemanha
Os valores das bolsas variam de acordo com o nível acadêmico dos pesquisadores. As bolsas “pré-doutorais” são de 7.500 euros para 6 meses e 15 mil euros para 12 meses. As bolsas pós-doutorais são de 15 mil euros para 6 meses e 30 mil euros para 12.
As candidaturas devem ser enviadas até 11 de outubro. Os interessados devem preencher um formulário de candidatura e enviá-lo junto com: currículo; descrição do projeto (3 a 5 pág); duas cartas de recomendação confidenciais (que podem ser enviadas diretamente pelas referências).
A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço:
Andrea Walther
Coordinator of the Research Institute
Deutsches Museum
80306 Munich
Tel.: 00 49 (0) 89 2179-280
Fax: 00 49 (0) 89 2179-239
E-Mail: a.waltherdeutsches-museum.de
8. DAAD oferece bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha em parceria com a Capes
Inscrições até 15/11/2020
Mobilidade acadêmica / Alemanha
A CAPES e o DAAD estão com chamada aberta para o Programa Conjunto de Bolsas pra doutorado sanduíche na Alemanha. O objetivo da parceria é oferecer financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para viabilizar doutorado sanduíche e na Alemanha. A primeira chamada se encerra em 2 de abril de 2020. O programa é voltado a docentes e pesquisadores de alto nível e visa consolidar a cooperação científica entre os dois países.
Serão concedidas bolsas de dois a seis meses para estudantes de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da Capes). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior
O que a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha inclui
Os benefícios oferecidos pelo DAAD para a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha incluem: pagamento mensal de 650 euros, seguro saúde e passagens áreas. A bolsa de doutorado sanduíche pode ter duração de dois a seis meses e não pode ser renovada.
>>> Bolsas para fazer doutorado fora do
Brasil
Requisitos para participar do programa
Para concorrer a uma das bolsas de doutorado na Alemanha, é preciso ser bolsista de doutorado da Capes no Brasil e apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha. Outro detalhe importante a ser levado em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode estar morando na Alemanha há mais de 15 meses.
Além disso, os candidatos não podem ter se formado há mais de seis anos no momento da inscrição. Também não podem ter iniciado o doutorado há mais de três anos.
É necessário ainda se candidatar no prazo correto de cada uma das chamadas das bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha:
- Primeira chamada: aberta até 02/04/2020: para estadias entre setembro de 2020 e abril de 2021;
- Segunda chamada aberta até 15/11/2020: para estadias entre maio de 2021 e janeiro de 2022.
9. Bolsas de mestrado em Urbanismo do DAAD para estudar na Alemanha e no Egito
Inscrições até 29/07/2020
IUSD (Franziska Laue)/Divulgação
Como já publicamos aqui no Partiu Intercâmbio, estão abertas as inscrições para o programa de bolsas EPOS de mestrado na Alemanha do DAAD para começar a estudar no próximo ano letivo. O programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico prevê auxílio financeiro para brasileiros interessados em cursos com foco em desenvolvimento nas mais diversas áreas e universidades. As bolsas de mestrado em urbanismo na Alemanha e no Egito são uma das opções disponíveis.
As bolsas de mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável (Integrated Urbanism and Sustainable Design — IUSD) fazem parte do programa e as candidaturas para esse curso podem ser enviadas 1 de junho a 29 de julho. O benefício inclui 850 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea de ida e volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Como vocês sabem, as universidades de Baden-Württenberg na Alemanha (onde Stuttgart fica) agora cobram taxas de estudantes de fora da Europa. Bolsistas do DAAD estão liberados das taxas universitárias.
>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão
Como é o curso mestrado em Urbanismo
Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, em parceria com a Universidade Ain Shams, localizada no Egito, o curso tem duração de dois anos e as aulas são em inglês. As bolsas para mestrado em Urbanismo do DAAD são voltadas para os estudantes que optarem pelo chamado “Double Degree”, no qual os primeiros dois semestres do mestrado são em Stuttgart e os dois últimos no Cairo.
>>> Dicas para ganhar as bolsas do DAAD
O objetivo do curso é preparar a nova geração para enfrentar os graves problemas ambientais, culturais e socioeconômicos resultantes das dinâmicas urbanas em todo o mundo. A filosofia do programa de mestrado é baseada no intercâmbio transnacional de aprendizagem entre estudantes provenientes de diferentes contextos regionais aplicados a uma específica realidade urbana.
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
Requisitos para as bolsas de Urbanismo e design sustentável
O mestrado IUSD é voltado para graduados e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, planejamento regional, design e engenharia civil. Também são aceitos jovens com graduação em outras áreas, como geografia, sociologia, economia, estudos culturais, ciência política ou outros, que tenham uma relevante experiência profissional relacionada ao âmbito de estudo do curso.
Para concorrer às bolsas de mestrado em urbanismo, os candidatos devem cumprir também os requisitos do DAAD: experiência de trabalho na área de no mínimo dois anos (depois de formado), graduação concluída há no máximo seis anos, rendimento acadêmico acima da média e inglês fluente.
>>Como estudar na Alemanha pagando pouco
Candidatura às bolsas de mestrado em urbanismo na Alemanha
Para concorrer às bolsas do DAAD para curso de mestrado em urbanismo na Alemanha e no Egito, candidatas e candidatos devem enviar a documentação diretamente à universidade escolhida. No caso do mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável, é necessário enviar a candidatura para as duas universidades do Double Degree: a Universidade de Stuttgart e a Ain Shams. Para essa parte da candidatura será necessário escanear, salvar em PDF e anexar os seguintes documentos:
- Cópia do diploma do Ensino Médio (autenticada e traduzida em inglês);
- Cópia do diploma de graduação (autenticada e traduzida em inglês);
- Histórico Escolar (autenticado e traduzido em inglês);
- Cópia do passaporte;
- Certificado de inglês (são aceitos IELTS — min. band 6 — ou TOEFL — min. score 550 paper based, 213 computer based, 79 internet based);
- Carta de motivação (em inglês com no máximo 350 palavras) e portfólio (em inglês com no máximo cinco páginas A4).
O conteúdo da carta de motivação deve ser relacionado ao seu interesse no programa e nos objetivos que você tem ao se inscrever no curso. É importante também descrever como a sua experiência pode contribuir para os objetivos do mestrado e como você pretende usar futuramente os conhecimentos que vai adquirir. Já o portfólio serve para apresentar uma lista de projetos ou amostras de trabalhos (profissionais ou acadêmicos) relevantes para o conteúdo do curso.
>>> Como achar cursos gratuitos para estudar na Alemanha
Além de aplicar para cada uma das instituições online e você deverá enviar os documentos da candidatura à bolsa do DAAD via email para epos@iusd.uni-stuttgart.de. São eles:
- Formulário de candidatura do DAAD (disponível aqui);
- Curriculum Vitae (modelo aqui);
- Duas cartas de recomendação;
- Formulário de candidatura específico do mestrado EPOS-funded Double Degree (disponível aqui).
É necessário se registrar nas duas universidades para preencher o formulário. Para poder concorrer às bolsas de mestrado em Urbanismo é preciso realizar a inscrição em todas as instituições e enviar os documentos da bolsa por e-mail para epos@iusd.uni-stuttgart.de entre 1 de junho e 29 de julho.
O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo e-mail aufbau@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades: info@iusd.uni-stuttgart.de ou iusd@eng.asu.edu.eg.
10. DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha
Inscrições até 15/12/2020
Esta é para quem procura bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha sem pagar nada! O curso é todo em inglês e foca em ecologia da paisagem e conservação da natureza e tem bolsa do Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio (DAAD)!
O curso da Universidade de Greifswald tem duração de dois anos e é estruturado em cinco módulos básicos mais dez eletivos. A língua oficial das aulas é o inglês. A parte básica do mestrado é focada nas áreas da ecologia da paisagem, economia ambiental e ética ambiental. O legal é que o estudante tem a possibilidade de “personalizar” o seu programa de estudos escolhendo as disciplinas eletivas de acordo com os seus interesses. Existem matérias nas áreas da biologia, geografia e geologia, por exemplo.
O mestrado na Alemanha com bolsa do DAAD é orientado para a pesquisa e
os estudantes irão desenvolver a capacidade de analisar e avaliar problemas
relacionados ao campo de estudo de diferentes pontos de vista.
Profissionalmente, quem se forma na área pode atuar em organizações nacionais e
internacionais de conservação de natureza, ou em consultorias na área
ambiental.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Como é a bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha
O curso de mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza foi selecionado para ser contemplado por um programa de bolsas do DAAD. Como já falamos aqui, o EPOS é focado em auxiliar estudantes de países em desenvolvimento que desejam fazer mestrados que tenham alguma relação com o desenvolvimento sustentável. Todos os anos, o programa fornece até oito bolsas de estudos para alunos que cursam o mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza.
A bolsa para mestrado na área ambiental inclui: subsídio mensal de 850 euros; auxílio para despesas com passagens aéreas; subsídio para estudos e pesquisas; suporte adicional para famílias; e seguro saúde. Além disso, também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes das aulas começarem.
>>> Como é morar na Alemanha sem falar alemão?
Requisitos das bolsas de mestrado em ecologia
Para ser admitido no curso, é preciso ter graduação na área da ecologia da paisagem, biologia ou ciências agrárias. Casos de graduados em outros campos de estudo serão analisados individualmente. Saber inglês também é pré-requisito, com nível mínimo B2. Para conseguir a bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia do DAAD, é preciso ter pelo menos dois anos de experiência profissional. Além disso, o candidato não pode ter terminado a graduação há mais de seis anos atrás.
>>> Veja outras oportunidades de bolsa na área do meio ambiente
Candidatura à bolsa de estudos em conservação ambiental e ecologia
Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em ecologia da paisagem deve se candidatar até o dia 15 de dezembro. A candidatura deve ser enviada por email para a coordenação do curso (tiemo@uni-greifswald.de). Os documentos necessários são:
- Formulário do DAAD (preenchido e assinado);
- Curriculum vitae (com data e assinatura);
- Carta de motivação;
- Cartas de recomendação;
- Comprovante do atual trabalho e de experiências prévias;
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS — mín. Band 6.0; TOEFL — 500 paper based, 213 computer based, 80 internet based);
- Cópia do diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.
Se você tiver dúvidas relacionadas ao curso ou às bolsas, é possível contatar o professor Martin Wilmking através do email wilmking@uni-greifswald.de.
Posso me candidatar pro mestrado em conservação sem bolsa?
Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 100 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha. No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.
>>> Tudo sobre estudar na Alemanha
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Caso você vá estudar na Alemanha pagando taxas de aluno estrangeiro, a nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxas das universidades na Alemanha ou qualquer taxa no exterior! O site e o atendimento todo são feitos em português e eles autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
11. EPOS tem bolsa para mestrado em Geografia na Alemanha
Inscrições até 01/10/2020
A Stuttgart Technology University of Applied Sciences tem um mestrado em Geografia na Alemanha com ênfase na área de Fotogrametria e Geoinformática. O DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) está oferecendo bolsa para estudantes internacionais interessados no curso através do programa EPOS.
O mestrado em geografia é em inglês e tem duração de 18 meses. Durante esse período, serão aprofundados estudos e pesquisas na área do sensoriamento remoto e suas tecnologias e metodologias.
>>> Como aprender alemão rápido
Sobre o mestrado em geografia na Alemanha
O curso é dividido em três partes: os dois primeiros semestres são dedicados a aulas, práticas e exames. No terceiro, o aluno irá realizar sua investigação para dissertação em tempo integral.
Os estudantes formados no mestrado em geografia com ênfase em geoinformática terminam o curso preparados para atuar como gestores de projetos relacionados à fotogrametria, cartografia, planejamento rural e urbano, monitoramento ambiental e todas as áreas afins.
>>> O que precisa para estudar na Europa?
Como são as bolsas EPOS do DAAD
O mestrado em geografia da UFT Stuttgart é um dos cursos beneficiados com bolsas do programa EPOS do DAAD. Ele oferece benefícios para brasileiros que queiram estudar em áreas relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável.
As bolsas do DAAD são destinadas a candidatos que comprovem motivação quanto ao desenvolvimento e tenham intenção de agir como agentes da mudança nas suas realidades. Eles também precisam ter qualificações acadêmicas e profissionais suficientes para garantir a conclusão bem-sucedida do mestrado em geografia.
Elas incluem isenção de taxas universitárias, um auxílio para despesas com custos de vida, ajuda para compra da passagem aérea de ida e volta, seguro saúde e curso de alemão (dois meses antes de começar o mestrado).
>>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha
Requisitos para o mestrado em geografia na Alemanha
Para cursar o mestrado em geoinformática na Alemanha, é preciso ter graduação em engenharia civil, geografia, agronomia, engenharia florestal ou áreas correspondentes. Profissões que trabalham com geodados ou tecnologias espaciais também são aceitas.
Os candidatos devem falar inglês e comprovar o seu conhecimento através de um exame de proficiência como o TOEFL ou IELTS. Experiência profissional de no mínimo dois anos também é requisito para quem deseja se candidatar. Não ter se formado há mais de seis anos também é critério de seleção.
>>> Tudo sobre estudar na Alemanha
Como se candidatar ao mestrado na Alemanha do DAAD
O prazo para os estudantes interessados em bolsas do DAAD para cursar o mestrado em geografia na Alemanha a partir de 2021 se encerra no dia 1º de outubro.
A candidatura deve ser enviada diretamente à universidade. Além dos documentos normais, os estudantes que desejam o benefício devem enviar alguns itens adicionais. A documentação é formada por:
- Formulário de solicitação da bolsa;
- Formulário de candidatura ao curso;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Carta de motivação;
- Comprovante da situação de trabalho;
- Currículo (modelo europass);
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional;
- Cópia do histórico acadêmico;
- Cópia do Diploma de graduação;
- Cópia do Diploma do Ensino Médio
- Cópia do passaporte;
- 2 fotos tamanho passaporte.
>> Passo a passo sobre estudar na Alemanha
Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?
Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa de estudos. Afinal, estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe. Os alunos sem bolsa e com passaporte da União Europeia pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 211,40 euros. Para brasileiros sem passaporte europeu estudar na Alemanha em universidades em Baden-Würtenberg custa 1500 euros por semestre. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Neste tutorial, você encontra mestrados em inglês grátis na Alemanha. No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 850 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.
O mestrado em geografia com ênfase em geoinformática e fotogrametria têm início sempre em outubro, anualmente. O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email info@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.
12. Bolsa para professores de Alemão (Goethe Institut)
Inscrições até 15/10/2020
Bolsistas do Goethe-Institut
O Goethe-Institut oferece bolsas de estudo a professores de alemão como língua estrangeira para diversos cursos de aperfeiçoamento na Alemanha.
Você pode se candidatar a uma bolsa de estudo do Goethe-Institut se você:
é professor(a) de alemão como língua estrangeira ou professor(a) de cursos de aperfeiçoamento para professores(as) de alemão;
não tiver sido contemplado com uma bolsa da República Federal da Alemanha nos últimos anos;
continuar trabalhando como professor(a) de alemão ou num curso de aperfeiçoamento de professores de alemão nos próximos anos;
tiver os conhecimentos de alemão necessários para acompanhar o curso;
fizer parte do grupo-alvo do curso escolhido;
tiver avaliado as suas próprias competências com base na Grade Europeia de Competências para Professores de Idiomas (EPG) e justificar a necessidade de aperfeiçoamento, fazendo referência à sua auto-avaliação na sua carta de motivação;
se disponibilizar a transmitir os conhecimentos adquiridos no seminário a colegas no seu país de origem, após o retorno do curso na Alemanha, e planejar isso concretamente antes do curso, expondo o seu objetivo na carta de motivação;
participar das atividades do Goethe-Institut e, quando houver a oferta, de cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Goethe-Institut;
você se engajar de alguma forma em prol da língua e cultura alemãs (por ex. como membro de uma associação de professores de língua alemã);
está disposto(a) a participar do seminário completo, inclusive da programação cultural complementar;
bem como
puder assegurar que tem disponibilidade para participar de qualquer um dos cursos escolhidos;
está ciente e concorda que, normalmente, não é possível dar prioridade às suas três opções;
está ciente de que é recomendado não viajar acompanhado de familiares ou amigos, uma vez que o curso demanda a sua plena atenção e energia para que tenha o máximo proveito. O Goethe-Institut não fornece apoio logístico nem seguro-saúde de viagem nestes casos;
está ciente de que em caso de gravidez é seriamente desrecomendado participar de um curso fora do país de origem, para evitrar o risco de compllicações não cobertas pelo seguro-saúde-viagem;
está ciente de que não é permitido levar animais de estimação.
Para cursos combinados (marcados com K) vale adicionalmente, se você:
tiver conhecimentos sólidos no trabalho no computador e de Internet e dispor de uma conexão constante, rápida e segura em casa ou no trabalho;
está dispoto (a) a participar integralmente das fases online estabelecidas.
O prazo de inscrição para candidaturas a bolsas de estudo para cursos de aperfeiçoamento e cursos de língua para professores de alemão em 2021 é
15 de outubro de 2020.
O pedido de bolsa deve ser enviado para o Goethe-Institut responsável pela sua região. Os contatos estão na coluna ao lado.
Para candidatar-se a uma bolsa de estudo do Goethe-Institut, você deve enviar a relação completa dos seguintes documentos:
Carta de motivação em alemão (no mínimo 150 e no máximo 250 palavras), com referência à sua auto-avaliação pela EPG e seus planos de compartilhamento no seu contexto de trabalho;
Currículo atual em alemão;
O formulário de inscrição atual bem como as instruções de preenchimento se encontram aqui.
Programa dos seminários
Caso cumpra os requisitos, recomendamos que o(a) candidato(a) marque uma entrevista com a/o responsável do departamento pedagógico da unidade do Goethe-Institut mais próxima, antes de enviar a documentação, e fale com a coordenação da sua escola sobre o assunto, para que esta apóie a sua inscrição.
Se você estiver lecionando alemão em uma escola PASCH, envie a sua solicitação de aperfeiçoamento:
no caso das escolas FIT atendidas pelo Goethe-Institut, à gerente da Iniciativa PASCH – “Escolas: uma parceria para o futuro” no Brasil: Sra. Juliane Messerschmidt juliane.messerschmidt@goethe.de
no caso das escolas DSD atendidas pela Agência Central para Escolas Alemãs no Exterior (ZfA), para a respectiva consultora responsável Sra. Catrin Beguhl portoalegre@auslandsschulwesen.de ou Kirsten Dahlendorf saopaulo@auslandsschulwesen.de